Para uma empresa prosperar, independente de qual o porte do negócio, um dos pontos mais importantes é um controle financeiro de qualidade. Estruturar um sistema de forma a conseguir acompanhar receitas e despesas com facilidade ajuda na tomada de decisões mais assertivas. Pensando nisso, trouxemos pontos importantes para auxiliar na otimização do setor financeiro da sua empresa.

1. Levante suas finanças atuais

É de extrema importância entender qual a situação financeira atual do negócio antes de implantar qualquer tipo de sistema operacional. Saiba de onde vem a receita, as despesas fixas e variáveis, além de possíveis dívidas e investimentos. É com essa base que o sistema será construído e organizado para atender as necessidades da empresa.

2. Trace metas


Todas empresas têm objetivos, mas eles precisam estar bem estabelecidos. Pretende aumentar a lucratividade, diminuir custos, melhorar o caixa? Levante metas que sejam claras para que o sistema de controle financeiro seja direcionado pelo caminho certo. Tenha certeza de que as suas metas se enquadrem no modelo SMART: específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com prazo definido.

3. Escolha uma solução eficiente


No mercado atual, são diversas as opções para o setor financeiro corporativo, uma vez que a tecnologia é essencial para a eficiência. A Work 8, como por exemplo, oferece uma plataforma centralizada que apoia as gestões financeiras de maneira segura em tempo real. Um banco digital é um grande apoio para a gestão financeira, auxiliando na redução de custo, diminuição de erros e evitando trabalho manual.

4. Crie fluxos e estabeleça indicadores de desempenho (KPI)

Tenha uma rotina operacional de processos como emissão de notas fiscais, recebimentos, pagamentos, entre outros. Defina um responsável por cada etapa para que a eficiencia seja maior. Automatizar processos de rotina também economiza tempo e garante precisão.

Para rastrear o desempenho da gestão, é essencial que o seu desempenho seja monitorado. Crie KPIs tais como:

– Margem de lucro;
– Aumento da receita;
– Retorno sobre investimento (ROI).

Esses são apenas alguns de diversos indicadores que são fundamentais para o monitoramento da saúde financeira da empresa.

5. Treine o time

Mais importante que o sistema de controle financeiro em si, é a equipe estar desenvolvida para saber utilizá-lo. Garanta que todos sejam treinados para aprender a ferramenta e também a importância da mesma para o negócio.


É claro como um bom controle financeiro traz diversos benefícios como: decisões baseadas em dados, custos menores, previsão financeira e conformidade. Para ter certeza de que tudo esteja funcionando da forma correta, é fundamental que de tempos em tempos o sistema e a operação sejam revisados, para fornecer melhorias e resolver qualquer tipo de falha.

Um sistema de controle financeiro é um investimento para o futuro da sua empresa. Contando com a Work 8, seu negócio garante estratégias corretas e suporte com soluções inovadoras. Clique aqui e fale conosco para descobrirmos as soluções ideais para sua empresa!